Posologia

Como e quando usar a nano prata?

A prata coloidal (iônica e nano prata) é um forte bactericida e fungicida (a ação antiviral ainda é bastante controversa). Ela pode ser usada sem risco à saúde em concentrações de 15-20 ppm (15-20 mg por litro). 

A prata iônica é excelente para uso externo, mas deve-se considerar que ela tem um tempo de ação muito curto. A única aplicação onde a prata iônica é preferível a nano prata é no tratamento de feridas abertas e queimaduras, pois a prata iônica tem qualidades de regeneração da pele.

tabela escolha de produtos

A nano prata tem uma ação mais prolongada, e pode ser aplicada diretamente sobre lesões na pele, fungo de pé ou unha e verrugas.

A nano prata pode ser utilizada como spray nasal (igual um spray qualquer), em casos de resfriado (bacteriana) ou em nebulizadores para combater sinusite ou infecções pulmonares. Mesmo se ela não combate um vírus específico, ela pode ajudar em combater as bactérias e vírus que causam parte do desconforto.

Também pode ser considerada uma alternativa para antibióticos em casos crônicos (onde não é recomendável tomar antibióticos ou corticoides por muito tempo), por exemplo otite, aplicando algumas gotas diretamente no ouvido ou aplicando com cotonete, uma vez por dia durante 4-5 dias.

Ao contrario da prata iônica, a nano prata pode ser ingerida, porém, não deve ser considerada um suplemento alimentar, e não existe uma “dose de manutenção”. Em casos de intoxicação alimentar, é recomendado tomar uma colher de sopa de nano prata de 15-20 ppm, repetindo 4 vezes no dia, por um dia. Se não resolver, procurar um médico.

Em casos de infecção bacteriana ou fúngica, uma variante da nano prata, encapsulada em gelatina ou pectina, pode ser ingerida em doses mais altas, por passar do estômago e agir diretamente no intestino e no sangue. No caso, é recomendado o acompanhamento de um médico para definir a dose correta.

A nano prata também tem usos na higiene pessoal, por exemplo, em combinação com um desodorante leve, ou uma limpeza bucal em caso de inflamações ou infecções, bochechando 5 ml de nano prata diluída 1:4 (5 ppm), sem engolir, e até no cuidado das plantas, pulverizando a prata 1:4 (5 ppm) em cima de folhas atingidas por fungos ou na terra, para atingir as raízes. 

Em qualquer caso, o uso da nano prata deve ser incidental, para resolver um problema especifico, e caso não surta um efeito no período esperado, sempre procure um médico.

O efeito bactericida na flora intestinal é controversa, por isso recomendamos a tomar probióticos em caso de ingestão da nano prata por períodos mais extensos.